Qual é o Significado da Ressurreição de Jesus?



Se Cristo não tivesse ressuscitado, o cristianismo teria algum significado para a humanidade?
Há quem diga que ele é importante, mesmo sem a ressurreição, sustentando que os ensinamentos sobre o amor e o exemplo de Cristo de se dar, proporcionam um padrão de ética para a humanidade. A Bíblia, porém, afirma o contrário. O cristianismo nada significa sem a ressurreição de Cristo, basta lermos o que Paulo disse no capítulo 15 da primeira carta aos Coríntios.

Repare como Paulo sintetizou bem a questão. Se Cristo não ressuscitou, então:

     1) A pregação é vazia, assim como a fé de qualquer pessoa pois Cristo, que é objeto de nossa fé, não é o que disse ser.
     2) Os apóstolos são mentirosos, porque atestaram uma ressurreição que não aconteceu.
     3) Se Cristo nos dá esperança apenas nesta vida, somos os mais miseráveis.

Então, o cristianismo não tem sentido sem a ressurreição, ao contrário do que alguns afirmam; pois seu fundador seria um mentiroso e um fracasso, e seus seguidores não teriam esperanças. Assim, a importância da ressurreição para o cristianismo não pode ser menosprezada.

E dái? O que ela significa para mim e em que afeta minha maneira de viver?
A Bíblia diz que a ressurreição de Cristo confere muitas coisas àqueles que nEle crêem.

       Vida Eterna
       Uma das provisões para quem crê em Jesus Cristo é a vida eterna. "...porque eu vivo, vós vivereis" (João 14.19). "...eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11.25). Portanto, a ressurreição garante ao crente a vida eterna.

       Esperança
       Pelo fato de Cristo ter resurgido dentre os mortos e concedido vida eterna para aqueles que confiam nEle, há esperança no futuro. A ressurreição de Cristo é o fundamento dessa esperança. "Mas na realidade Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem" (1Coríntios 15.20). "...consolai-vos uns aos outros com estas palavras" (1Tessalonicenses 4.18). Saber que esta vida não é tudo é um consolo para o cristão. "...Mas graças a Deus que nios dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" (1Coríntios 15.54-57).

       Uma Vida de Contentamento
       A ressurreição proporciona ao cristão a condição de viver uma vida de contentamento. "E qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus" (Efésios 1.19-20). O Cristo ressurrecto dá ao crente poder para levar uma vida de realização.

A ressurreição de Cristo é mais do que um acontecimento histórico, porque estabelece as bases da vida eterna para os cristãos, alimenta esperança no futuro e confere poder para se viver a vida intrensamente no presente.

Nenhum comentário: