A História da Redenção
João 1.1-18


O estudo desta matéria deve começar com uma pergunta: De onde viemos, para onde vamos e para que existimos?

Cada um de nós quando nasce já encontra uma família, uma cidade, um povo, uma raça da qual faz parte. Acha também as organizações, as invenções, tudo aquilo que o homem realizou até odia em que nós aparecemos neste mundo e descobrimos que existimos.

De onde veio o mundo? De onde veio a raça que está no mundo, aumentando lutando e sofrendo? Para onde vai, ou melhor, para onde marcha a civilização dessa raça?

São perguntas legítimas, inquietadoras, normais e até obrigatórias. Há um livros que trata da matéria dessas perguntas e apresenta as únicas respostas verdadeiras e satisfatórias. Esse livro é a Bíblia.

Que é a Bíblia?
O nome está dizendo: é uma biblioteca especializada num assunto - religião.

Só a Bíblia trata da história do homem no seu início. Podemos dizer que há dois modos de contar a história do mundo e do homem: o divino e o humano.

A história humana pode-se chamar hist[oria geral, história da civilização,...

A história divina, muitas vezes chamada história sagrada, deve chamar-se, com mais propriedade, história da redenção.

Esse título convém mais porque inclui não só os fatos vistos pelos olhos de Deus, mas também a revelação dos princípios que interessam à redenção do homem.

Comparando uma história com a outra descobrimos alguns pontos de diferença:

1) Só Deus conhece a origem do mundo e do homem. E somente Ele vê o plano completo do mundo e da raça humana que nele habita (Jó 38.4; Isaías 46.9-11).

2) O homem vê apenasa conduta dos outros homens. Deus vê o homem interior, sabe os motivos, conhece as causas da conduta e, por isso, não pode cometer enganos. Ao passo que o homem, considerando os fatos, pode apenas presumir os motivos íntimos que os produziram (1Samuel 16.7; Salmo 139.1-4, 14-16).

3) O historiador humano depende do testemunho de outros homens para escrever a história. Deus é a testemunha constante, onipresente, oniciente e infalível na Sua apreciação dos fatos (Apocalipse 3.14 e 1.5).

4) Por muito que o historiador procure ser imparcial, ele, ainda que não queira, esta sujeito à contingência de contar a história de um ponto de vista unilateral e até faccioso. A história geral é uma prova disso.

A Bíblia narra a história com uma finalidade específica e superior que exige a apresentação do homem, quem quer que ele seja, exatamente como ele é e sem nenhum retoque.

Que finalidade é essa?
Levar o homem ao conhecimento de seu estado pecaminoso e de sua completa dependência de Cristo para a sua salvação (1Coríntios 10.11; Gálatas 3.24).
Daí o nome - História da Redenção.


Questionário:
- Onde podemos encontrar a verdade? (João 17.17).
- Que impressão tem o homem depois que Deus lhe mostra a verdade? (Jó 42.3).
- Como é que sabemos a história da criação? (Hebreus 11.3).
- A Bíblia narra só o que já aconteceu? (Apocalipse 1.1).
- Qual é a finalidade das narrativas da Bíblia? (1Coríntios 10.11).
- Quem marca as horas e os tempos da história? (Daniel 2.21).
- Desde quando Deus conhece os fatos da história? (Isaías 45.21).

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