Compromisso, eu?





Uma triste realidade está incomodando o meu coração, ao observar que homens e mulheres cristãos, sejam velhos ou jovens, ao olhar seu modo de lidar com as complexidades da vida. De como alguns florescem espiritualmente enquanto outros fracassam. De como uns causam impacto e outros não deixam marca alguma. De como alguns crescem em Cristo e outros secam espiritualmente e desaparecem. De como alguns envelhecem com graça, exercendo influência santa e outros apenas envelhecem.

Há um momento, uma bifurcação que levou cada uma dessas pessoas a essa situação presente. Creio que a questão central encontra-se na palavra compromisso, que pode ou não ser feito em um momento crucial da vida. Pessoas comuns que assumem compromissos simples e espirituais sob o senhorio de Jesus Cristo causam impacto extraordinário no mundo em que vivem. A diferença não está na educação, dons e capacidade. Está no compromisso.

Assim me pergunto, por que a fuga do compromisso? E algumas considerações surgem em minha mente. (1) Talvez por querer uma vida tranquila, ou (2) o desejo de continuar a viver como os incrédulos e como cristão, ou ainda (3) o fato de se comprometer com coisas erradas como: o sucesso, o lazer, um guarda-roupa repleto,... cuja intensidade desses compromissos não deixa espaço para um relacionamento significativo e real com Deus e Seu Reino.

Pessoas assim, infelizmente, tomam a decisão consciente de se entregarem a compromissos menos importantes. Talvez por considerarem o preço do compromisso alto demais. A maioria dos cristãos deseja se entregar a Deus e não querem desperdiçar sua vida, buscam e decidem realizar uma escolha sábia. Escolhas essas que determinam o futuro de sua vida.

Em mais um desabafo meu, olho para o grande número de crentes que compõem a igreja evangélica de hoje, e percebo que o mundo já deveria ter sido impactado e transformado. É triste, mas nossa geração ainda não viu o impacto que cristãos comprometidos podem causas.

Jonathan Edwards, teólogo e pregador do século 18, colocou seu compromisso de forma clara e faço seu compromisso o meu também: “Decido seguir a Cristo com todo o meu coração. Decido também fazer isso, mesmo que ninguém mais faça”.


Pastor Gilberto Bueno Filho.



Para sua reflexão e inquietação:

1] Relacione os compromissos mais importantes que você tem hoje em sua vida espiritual e secular.


2] Que temores teve de superar quando você firmou esses compromissos? Como Isaías 41.10, Mateus 6.25-30 e Filipenses 4.19 se relacionam a esses temores?


3] Existe alguma área em sua vida na qual lhe pareça que Deus está insistindo para que você assuma compromisso?

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor, esse desabafo venho de encontro com o que tem inquietado muito o meu coração. Tenho orado com relação ao assunto e é muito bom saber que outras pessoas também se preocupam e com certeza oram para que possamos ser cristãos mais comprometidos - Rosimar Assis/SP