Deus na Bíblia


"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino,
para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
a fim de que o homem de Deus seja perfeito e
perfeitamente habilitado para toda boa obra".
2Timóteo 3.16.

O texto acima citado declara que as Escrituras Sagradas são o registro divinamente inspirado do que Deus nos falou ou da revelação especial que fez mediante os profetas e seu Filho Jesus Cristo. O fim desta revelação, que completa a da natureza, é fazer o homem "sábio para a salvação que há em Jesus Cristo".

Doutrinas tais como a da Trindade, a Encarnação do Verbo, a Expiação e a atividade regeneradora e santificadora do Espírito Santo são essenciais para que o homem possa satisfazer a sua sêde de conhecer a Deus e ter com ele comunhão. Tal conhecimento, porém, só pode ser conseguido na Palavra de Deus, compendiada nas Sagradas Escrituras.

Afora o ensino que diz respeito à fé, ou às nossas relações com Deus, a Bíblia nos fornece também o que precisamos saber no tocante à moral ou às nossas relações com o próximo. "Ela é útil para repreender, corrigir e instruir na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".

Fonte última da teologia e moral cristãs, a Bíblia é também um dos mais preciosos meios de graça. A Palavra viva e pessoal de Deus, que se encarnou em Jesus Cristo, véla-se também sob as páginas desse livro sagrado para se revelar aos olhos espirituais do leitor crente. Tratar com a Palavra Deus, ou com o que ele nos falou mediante os profetas e Jesus, é tratar com o próprio Deus, como ensina o autor da Epístola aos Hebreus (4.12-13). De fato, o sopro do Espírito Santo, que inspirou os escritores do livro sagrado, perpassa ainda pelas suas páginas onde o sobrenatural é evidente na qualidade e autoridade do seu ensino.

Estudar pois as Escrituras com fé, oração e meditação é indispensável não só para conhecer a verdade que salva mas para que os salvos "cresçam na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".

Oração:
Ó Deus, ilumina a minha mente pelo teu Espírito Santo para que a mensagem que ele inspirou os escritores da Bíblia possa produzir em mim os benefícios para que foi dada. Amém.

Pastor Alfredo Borges Teixeira.
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.

Nenhum comentário: