Bem-Aventurança [6]




Bem-aventurados os limpos de coração porque verão a Deus.
Mateus 5.8.



Esta bem-aventurança é uma consequência natural da que a precede. O coração misericordioso que simpatiza com os sofrimentos do próximo e procura eliminá-los não pode ter contra ele más intenções enconbertas: é limpo.

Frequentemente esta pureza é entendida como sendo a castidade, ou obediência do sétimo mandamento nos atos e intenções. Sem dúvida que a pureza de coração, neste sentido, está incluída no pensamento do texto, como uma das virtudes do crente; mas não deve ser entendida com exclusividade dos outros deveres expressos na segunda tábua da lei de Deus.
Coração limpo significa uma alma que não tem rwfolhos ou dobras onde a maldade se esconda contra a lealdade e amor que se deve aos homens e a Deus. É "simples como as pombas" e fundamentalmente bom. A pomba, com sua inocência e hábitos de limpeza, por ocasião do Dilúvio não quis firmar os´pés em coisas sujas, tendo voltado a Noé com o ramo da oliveira no bico: é emblema da pureza, ternura e consolação do Espírito Santo (Mateus 3.16). E o cidadão do Reino dos céus, nascido do Espírito e por ele conduzido na vida, deve também ser, como as pombas, simples, puro e bom.

Almas tais, de verdadeiros israelitas sem dolo, como Natanael, terão, diz Jesus, a bem-aventurança de verem a Deus. Sem dúvida, esta promessa visa especialmente a felicidade plena que, lá no céu, gozarão os fiéis, vendo a "Deus como ele é"; inclue também pela mesma razão, as visões que já aqui na terra podem ter, ainda que "por enigmas e em parte" (1Corintios 13.12).


Oração
Ó Deus, livra-me de ter um coração impuro que esconda, de algum modo, maldade contra o próximo e contra a tua santidade; faze-me ter um coração puro, que seja um templo do teu Espírito onde eu possa ter visões de ti, antegozando a bem-aventurança celeste. Por amor de Jesus. Amém.



Pastor Alfredo Borges Teixeira.
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.


Nenhum comentário: