Bem-Aventuraça [3]




Bem-aventurados os mansos porque herdarão a terra
Mateus 5.5.


Possuir terras onde se construa o lar e de onde nos venha o suprimento das necessidades naturais da vida é um desejo justo do homem.

O meio de alcançar essa bênção, porém, é muito diferente no ensino de Jesus e na opnião dos judeus do seu tempo. A sua terra, a querida canaã, estava submetida ao domínio estrangeiro, e os judeus não viam outro meio de libertá-la senão pela violência, a golpes de espada. Esse era aliás o serviço que esperavam fizesse o Messias à nação. Jesus, porém, declarou que os mansos é que herdarão a terra.

Manso, aqui, não significa porém, uma atitude para com outros homens, ou a capacidade de sofrer prejuízos e insultos sem irritação, mas uma atitude para com Deus. Esta virtude é largamente louvada nos Salmos, que a apresentam como o grau mais alto da piedade; e Jesus, confirmando a inspiração do salmista, a emoldurou no quadro das suas bem-aventuranças.

Ser manso é estar docilmente submetido à vontade de Deus manifestada em sua providência: é a pessoa suportar com paciência os sofrimentos comuns da vida, e mesmo as cruéis perseguições e violências dos ímpios, crendo que são para o seu bem espiritual. Além disso, o homem manso confia na proteção e livramento pessoal oportuno, bem como espera, sem desanimar, a salvação de Israel.

De tais pessoas é que o salmista afirma que herdarão a terra, quando os ímpios forem dela desarraigados (Salmo 37.10-11). Assim será, confirmou Jesus. Quando o Reino de Deus vier em seu estágio final; quando, como nos céus, a vontade divina for feita na terra, esta será a herança bem-aventurada dos fiéis.

Mesmo antes desse tempo, todavia, na disciplina proveitosa que obtém dos sofrimentos, no contentamento com a sua sorte e na experiência de que o Senhor é seu pastor e nada lhe faltará (Salmo 23.1), eles gozam mais a terra ou tiram mais proveito desta vida do que os ímpios que só têm, por garantia dos seus bens, a força - e esta pode também destruí-los.

Desprezados e aparentemente vencidos, os servos do Reino são de fato os donos da terra, porque, como diz Amiel: "A terra não pode ser vencida senão em nome do céu; e o mundo está aos pés daquele a quem ele não pode vencer".


Oração
Ó Senhor Jesus, eu te rogo a graça de ser como tu és "manso e humilde de coração" para que, carregando a cruz de cada dia, eu possa achar em ti descando representado na herança da terra prometida aos mansos. Amém.




Pastor Alfredo Borges Teixeira.
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.

Nenhum comentário: