Mais que palavras...



TAL COMO O SAL

Após a nossa Eleição e conversão, isto é, nossa decisão por Cristo no tempo, no espaço e na história; somos também Chamados a vivermos uma vida com propósito e conteúdo. Segundo o pastor João Cesário Leonel Ferreira, podemos dizer que a ”Eleição é a determinação de Deus em salvar uma pessoa, o que se deu na eternidade, e o Chamado é o momento em que o Espírito Santo toca na vida gerando arrependimento, fé e aceitação do evangelho”.
O apóstolo Paulo diz que Deus no chamou na graça de Cristo (Gl 1.6,15); que o chamado torna-se perceptível através da mensagem do evangelho (2Ts 2.14); e que somos chamados para viver em comunhão com Jesus Cristo (1Co 1.9). O chamado é o aspecto “visível” da ação salvadora de Deus (Rm 8.30 e 2Ts 2.13-14).
A percepção correta do nosso chamado começa, então, com a consciência de que nossa salvação não foi ocasional, ou porque nós resolvemos “aceitar a Cristo”.Ela faz parte do propósito de Deus. Essa ação continua quando somos tomados pela convicção de que temos que viver “de modo digno da nossa vocação” (Ef 4.1).
Jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16); Paulo disse que somos nova criação por estarmos em Cristo (2Co 5.17) e que essa nova criação existe, em Cristo Jesus, para boas obras (Ef 2.10) em todo o mundo (Mt 28.19-20).
O cantor e compositor Carlos Sider expressou lindamente a história e a razão de existirmos:

”Fomos comprados por Teu sangue precioso, fomos alvo da Tua grande salvação, trazidos de uma vida sem sentido a Tua luz nos fez santa nação. Um povo que conhece a Tua graça não pode se calar, se esconder... Que a nossa voz se ouça em cada praça, que a Tua voz nos diga o que dizer. Tal como o sal que a tudo dá mais gosto eu quero dar ao mundo teu sabor; semente, folha flor e fruto... Que a planta cresça e dê calor. Que esta luz esteja sempre a iluminar, que este sal não perca nunca seu poder. Vivendo, sabe lá, por outros mares, levando Tua marca e Teu poder, falando a cada língua, povo e raça da fonte de onde pode se beber. Que seja, lá ou cá, a nossa vida, razão pra que Te possam conhecer e o mundo possa ver em nossos dias que o caminho é no Teu Nome crer”.

Que o chamado para sermos cristãos – sal e luz, que não só começou na certeza de que somos salvos mediante a vontade e determinação de Deus, mas pela Sua graça salvadora para uma vida com propósito e finalidade, nos faça viver plenamente o chamado em nossas relações comunitárias e, principalmente, em nosso testemunho no mundo, pois é ali que se manifesta a verdadeira razão de sermos cristãos.

Pr Gilberto Bueno de Castro Filho.

Nenhum comentário: