Boca de Forno



BOCA DE FORNO
“Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou” – João 13.13.


“Boca de forno? Forno. Tudo o que o mestre mandar faremos? Faremos. Se não fizer? Tomaremos bolo”. Nesta brincadeira, os mais antigos poderão saudosamente recordar, as crianças elegiam o “mestre” que era a única a dar ordens cujos demais obedeciam, fazendo de tudo para achar um determinado objeto, e caso a criança não trouxesse o objeto pedido ela era obrigada a pagar uma prenda que poderia ser dançar uma música, imitar um animal engraçado ou outra que a deixasse envergonhada.
O Dicionário Houaiss nos traz a seguinte definição: Boca-de-forno é brincadeira infantil em que uma das crianças, o “mestre“, distribui tarefas que as outras têm de cumprir, sob pena de receberem um ou vários “bolos“ (tapinha na palma da mão).
Semelhantemente a essa brincadeira, Jesus Cristo, Senhor e Mestre da sua Igreja, nos revela seu querer. Vontade essa revelada em Sua Palavra – a Bíblia, cujo objetivo dos salvos é cumpri-la com zelo, esmero, dedicação e amor.Vejamos algumas ordens que o Mestre Jesus nos manda fazer:
- Amar sincera e ardentemente os irmãos e irmãs (Jo 13.34-35; 15.14,17).
- Fazer as pazes com os irmãos (Mt 5.23-24).
- Ser humilde (Mt 5.39-42).
- Orar pelos irmãos e irmãs (Mt 5.44-48).
- Não andar ansioso mas buscar a Deus (Mt 6.24-34).
- Cuidar com os falsos mestres e ensinos (Mt 7.15-23).
- Descansar e deixar-se ser aliviado... e aprender com Jesus (Mt 11.28-30).
- Ser vigilante (Mt 25.1-13).
- Indo sempre anunciando... (Mt 28.18-20).
Não só o Mestre Jesus nos estimula a fazer a vontade de Deus, também o apóstolo Paulo em sua epístola aos Romanos (Rn 12.9-21) e em sua primeira carta aos Tessalonicenses (1Ts 5.12-22).
O “bolo”, você poderá pensar, não existe. Mas creia que quando não fazemos o que o Mestre manda, colhemos, aqui e agora, tristezas e angustias, e no futuro, um viver longe da Sua augusta presença – inferno para aqueles que não obedeceram e o céu para aqueles que obedeceram (Mt 25.31-46).
Foi assim que o Mestre Jesus falou, quis e ensinou. Foi assim que tantos outros servos do Mestre apontaram e sofreram. Lembremos das suas palavras: “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão” (Mt 12.50).

Pastor Gilberto Bueno de Castro Filho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor, que Deus continue abençoando sua vida e que continue nos trazendo mensagens de enriquecimento.


lembrete: acampa dentro dia 30/04/2011-tema: Confiando em Deus. Salmos 25.2

Historia Bíblica-Daniel Capitulo 1 e 2. Rosimar - IPB Assis/SP.