Lições da Vida [11]

A natureza do amor
Salomão e Sulamita
Cantares 8.6-7




O amor não pode ser comprado


Cântico dos Cânticos é um dos textos, nas literaturas bíblica e universal, que melhor exprime a impossibilidade absoluta de se comprar o amor. Com dinheiro, pode-se comprar sexo de uma prostituta, mas  não o amor de uma mulher. Cantares 8.7b diz com clareza que "ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado". Salomão tentou, mas não conseguiu comprar o amor da jovem, conhecida como Sulamita.
São muito comuns as histórias de pessoas gananciosas, homens e mulheres, que "dão o golpe do baú" e se casam por interesse, pensando apenas no dinheiro que podem ganhar. Se a Sulamita fosse assim, não hesitaria em se tornar mais uma mulher no harém de Salomão. Mas ela sabia que a força do amor é maior que a força do dinheiro. Por isso, desprezou a tentativa do rei em comprar seu amor.

Aí está um grande valor do livro de Cantares. Pois, como já foi dito, esse livro ensina que o amor está além do alcance do dinheiro, não podendo jamais ser subornado. Assim, Cantares mostra como deve ser o amor dos casais. Evidentemente, isso é instrutivo também para os que pretendem se casar. Esses devem ter clareza em sua mente de que dinheiro nenhum do mundo pode comprar o amor. Se um relacionamento de namoro ou noivado é abalado quando entra em cena uma outra pessoa que tenha dinheiro, é porque não existe um amor maduro o bastante, como o da Sulamita, que foi corajosa para, por amor, rejeitar a riqueza real; e o fez sabendo que o verdadeiro amor é superior ao dinheiro.



Pastor: Carlos Ribeiro Caldas Filho.

Nenhum comentário: