Lições para a Vida [1]

Bênção para Todas as Famílias
Abraão e Sara
Gênesis 12.1-9




A família pode ser ameaçada pela ansiedade


Embora a vida de Abraão e Sara pudesse ser traduzida e entendida como bênção para todas as famílias da terra, houve momentos em que isto foi ameaçado.


É difícil imaginar a ansiedade do casal ao ouvir a promessa de que seriam "pais" de uma grande nação. Sara era estéril e, naquele tempo, a esterilidade era considerada uma maldição. Como conciliar a realidade da promessa  com a realidade física de Sara?

A ansiedade se concretiza na atitude de Sara e no consentimento de Abraão. Ela ofereceu a Abraão a sua serva, Agar, para que Abraão tivesse um filho com ela. A ansiedade, que pode ser entendida como uma preocupação exagerada, pode tomar a fé deficiente e representar uma ameaça para a família. Sabemos  que, a partir desta atitude de Sara e Abraão, começou a aparecer a discórdia no lar (Gênesis 16.4-6). Essa discórdia continua presente nos dias de hoje, no sangrento Oriente Médio, entre os descendentes de Ismael e Isaque.

A ansiedade tem roubado a qualidade de vida de muitas famílias. Ela rouba-nos a capacidade de ver as coisas simples e bonitas da vida (Lucas 12.24-27). Nossa geração é testemunha de uma sociedade ansiosa; de famílias e indivíduos perturbados pela ansiedade. Tudo isso tem ameaçado a vida familiar.

Vale a pena lembrar o que disse nosso Senhor: não andeis ansiosos pela vossa vida (Lucas 12.22). Como cristãos, somos desafiados a viver uma vida de total confiança na soberania e providência de Deus. Ele tem o seu método e a hora certa de agir. esperemos por Ele!


Pastor Ailton Gonçalves Dias Filho.

Nenhum comentário: