Lições da Vida [5]

Nunca é Tarde para Recomeçar
Salmom e Raabe
Josué 2





Um Lugar de Perdição se
Transforma em Lugar de Salvação


Ao receber os espias, Raabe suplica-lhes misericórdia, e eles juram que ela e sua família seriam poupadas quando da destruição da cidade. Eles ordenam que ela recolha em casa os seus familiares, e fica combinado que a casa seria identificada através de um cordão escarlata [vermelho] colocado na janela (vs. 12-19). Isto nos faz lembrar a noite da páscoa, quando o Senhor feriu os primogênitos do Egito. As casas marcadas com o sangue nos batentes dos lados e de cima das portas, foram poupados do flagelo (Êxodo 12.7,12-13). A casa de Raabe, lugar de pecado e perdição, transforma-se em lugar de salvação.

Muitas famílias hoje têm sido palcos de pecado: lugar de infidelidade, traição, mentira, ódio, violência, etc. Alguns chegam a dizer: "Minha casa é um inferno!" É preciso entender, porém, que esse lugar de pecado e amargura pode transformar-se num lugar de amor, perdão, misericórdia e salvação. De deserto árido, a sua casa pode transformar-se em vale da bênção de Deus.


Bem aventurado o homem cuja força está em ti,
em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
o qual passando pelo vale árido, faz dele um manancial;
de bênçãos o cobre a primeira chuva [...] - Salmo 84.5-7.

Como é que Raabe conseguiu isso?

Revelando temor a Deus
É dos lábios da prostituta que vem a reverente confissão: "O Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra" [2.11]. Esta confissão é fundamental; é o ponto de partida para as transformações que envolverão Raabe e sua família. Sem o reconhecimento de que o Senhor é Deus, fica difícil reverter qualquer quadro de pecado e desajuste no contexto familiar. É preciso temer e confiar no Senhor [Salmo 127.1]. O Senhor é quem restaura a sorte [Salmo 126].

Preocupando-se com os familiares
é notável a responsabilidade demonstrada por Raabe, em relação aos seus familiares [2.12-13]. A sociedade parece imaginar que as pessoas da condição de Raabe não têm sentimentos. Mas essa mulher tem laçoes de afetividade. Ela tem mãe, tem pai, tem irmãos e irmãs. Ela os ama e se preocupa com eles. Infelizmente, muitos têm imitado a perversa atitude de Caim ]Gênesis 4.9]. É evidente que somos responsáveis pelo nosso semelhante [1Timóteo 5.8].

Aproveitando as oportunidades
Várias pessoas não conseguem sair da miserável situação em que se encontram, porque não sabem ou não têm disposição para aproveitar as oportunidades que surgem. Preferem ficar acomodadas e conformadas à situação.
Raabe percebeu que uma porta se abria para ela e sua família.
E você, tem sabido aproveitar as oportunidades que Deus coloca à sua frente? Tem aproveitado as oportunidades para romper com o estilo de vida vivido até agora, entregando-se sem reservas a esse Deus?


Pastor Eneziel Peixoto de Andrade.

Nenhum comentário: