Lições da Vida [6]

Nunca é Tarde para Recomeçar
Salmom e Raabe
Josué 2





Uma Condição de Humilhação
se Transforma em condição de Honra

A condição social d Raabe era humilhante. Não era nobre o estilo de vida vivido por ela. entretanto, o quadro vai ser revertido, mediante transformações radicais:


De "mulher da vida" a mulher de vida
A mulher que era de todos, mas ao mesmo tempo de ninguém, começa a reescrever a sua história. Recebida no povo de Israel e inserida na Aliança, ela deixa sua vida pregressa em Jericó, e recomeça um novo projeto de vida. Agora ela tem um marido, tem filhos e estes terão o nome do pai; ela tem uma história; ela conquista a dignidade.
Por mais degradante que seja a história de alguém, é preciso entender que não há lugar em que a graça passa ser derramada [Romanos 5.20].

De prostituta a modelo de fé
Chega a ser espantoso o que Tiago faz, ao associar Raabe ao patriarca Abraão, a fim de mostrar o valor das obras da fé [Tiago 2.21-25].
O autor da carta aos Hebreus, por sua vez, a coloca na galeria dos heróis da fé, ao lado de pessoas como Abel, Enoque, Sara, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, Samuel, dentre outros [Hebreus 11.4-32].
Ninguém está condenado a ser eternamente o que tem sido até agora. A graça de Deus é suficiente para transformar os mais vis pecadores [1Coríntios 6.11].

De marginalizada a ancestral do Rei
A mulher que antes tinha reputação reprovável, estando entre os marginalizados e explorados da sociedade, vê mudar o curso de sua trajetória e entra em cena, tendo o seu nome incluído na genealogia dos grandes homens da história de Israel. O seu nome está incluído na linhagem de onde haveria de vir o Rei dos reis. Ela é ancestral de Cristo [Mateus 1.5-6].
Os marginalizados podem estar excluídos dos círculos humanos, mas nem sempre estão fora do reino de Deus [1Coríntios 1.26-29].



Pastor Eneziel Peixoto de Andrade.

Nenhum comentário: