A Tentação de Jesus



"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito,
ao deserto para ser tentado pelo diabo".
Mateus 4.1.



As tentações de que Jesus foi alvo durante ôda a sua vida e, especialmente, após o seu batismo, são a prova da necessidade que teve, como homem, do auxílio do Espírito Santo para ser moralmente perfeito e ter a vida absolutamente enquadrada nos planos de Deus Pai.

Diz o texto acima que, logo após ter recebido, com o batismo, o Espírito Santo, em um dom todo especial, foi por essa masma divina pessoa conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo. Havia, pois, necessidade de que ele passasse pela prova de tentações particularmente fortes, para uqe ficasse definitivamente armado e pudesse vencer em todos os reencontros que havia de ter com o inimigo, em sua carreira de "Salvador do seu povo dos pecadosdele" (Mateus 1.21).

A realidade das tentações de Jesus fica evidente do fato que o tentador, inteligente como é, não as teria feito sem esperança de êxito, e, principalmente, porque o Espírito julgou necessária a vitória do Salvador sobre elas e o impediu ao lugar onde lhe foram feitas. Por mais estranho que isso nos pareça, é certo que o pecado não existe no simples fato de estar uma pessoa tentada: o pecado é ceder à tentação. E as tentações que foram feitas a Jesus, repelidas como ondas que se quebram numa rocha, não acharam nenhum eco em sua alma, que não herdara a corrupção da raça e tinha o socorro poderoso do Espírito Santo.

Campeão da humanidade, tendo de dar-lhe os meios de salvar-se, para chegar à expiação da cruz, ele teve antes de obedecer perfeitamente à lei de Deus, vencendo o diabo na mesma arena onde o primeiro Adão fôra vencido.

Considerando as tentações que Jesus sofreu devemos compreender que nós, crentes, ainda mais que ele estamos sujeitos aos ataques do diabo, visto como pela corrupção remanescente da nossa natureza o inimigo tem muito mais probabilidade de êxito. Além disso, como no caso do Salvador, o Espírito não nos poupa a tentação, mas quer que sejamos tentados em certa medida para, na luta, fortalecermos o nosso caráter cristão.

A garantia única, porém, de vitória nessas lutas está na união com Cristo, pela fé. Ele não só venceu, mas concede-nos, pelo seu Espírito, vencer também as tentações de Satanás e a corrupção da natureza, em nossa marcha progressiva para a santidade. Sem ele, porém, o homem ainda que possa resistir por algum tempo, será vencido afinal em todas as tentações.



Oração:
Ó Senhor Jesus, tu que foste tentado em todas as coisas à nossa semelhança, e podes por isso simpatizar conosco em nossas tentações, dá-nos a graça de as vencer por teu Santo Espírito. Amém.





Pastor Alfredo Borges Teixeira.
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.



Nenhum comentário: