Deus é a verdade



"Mas o Senhor é verdadeiramente Deus..."
Jeremias 10.10.


Em contraste com as ideias imperfeitas e erradas que os pagãos tinham sobre Deus, o profeta proclama no texto acima a verdade ou realidade de Jeová. Ele é a essência eterna, anterior a toda a criação, e a causa da existência e perpetuação da mesma.

É a verdade absoluta não só por ser o que dá realidade aos seres finitos, mas porque é a garantia da sua palavra implícita na natureza ou expressa nas Sagradas Escrituras. "Seca-se a erva e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre" - Isaías 40.8. "É mais fácil passar o céu e a terra, do que cair um til seuqer da Lei" - Lucas 16.17.

O fato de nos ter criado em sua sabedoria e bondade inclue a promessa de nos dar o pão de cada dia e proteger-nos em meio dos perigos e aflições. Daí a exortação do apóstolo para que remetamos a ele todos os nossos sofrimentos e inquietações, como ao "fiel criador" - 1Pedro 4.19, 5.7.

Igualmente as suas promessas de caráter espiritual, como o perdão dos pecados e a vida eterna, não podem falhar porque "ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados" - 1João 1.9, e porque "o conhecimento e a esperança que temos da vida eterna se baseiam em promessas de quem não pode mentir" - Tito 1.1-2.

A verdade, pois, aparece nas Escrituras como um dos atribudos de Deus; aquele pelo qual os seus ensinos coincidem com a sua natureza e as suas promessas são garantidas.

Tão grave é a mentira que Jesus afirma que o diabo é o seu pai, e, o mentiroso, filho do diabo.

Meditar, pois, no fato de ser Deus a verdade absoluta é útil para que nos alegremos sempre no fundamento eterno da fé, e para fugirmos, escrupulosamente, do que é oposto a Deus - a falsidade diabólica.


Oração:
Ó Deus, tu que és a verdade e a amas como a ti mesmo, dá-me a graça de jamais duvidar das tuas promessas e nunca ser desleal ou falso com meu próximo. Por amor de Jesus. Amém.




Pastor: Alfredo Borges Teixeira.
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.

Nenhum comentário: