A bondade de Deus




"Tu és bom e fazes o bem".
Salmo 119.68.



A bondade de Deus é o atribudo da sua natureza pelo qual Ele faz o bem às suas criaturas. Toma nas Escrituras o nome de misericórdia quando visa eliminar os sofrimentos e desgraças temporais no homem e, graça quando contempla a situação ainda pior dos culpados.

No primeiro caso ela foi revelada na multiforme beneficiência de Jesus: curando os enfermos, multiplicando o pão para alimentar as multidões famintas, chorando na sepultura de Lázaro e ressuscitando-o para enxugar as lágrimas das suas irmãs. O bom samaritano que, com sacrifício, socorre a um seu adversário, não só é uma lição para nós, quanto ao que devemos ser para com o próximo, mas uma parábola do que Deus sente em relação a todos os que sofrem.

Pelo que toca aos bens naturais, a bondade de Deus se revela em conhecê-los a todos indistintamente, "fazendo que o sol se levante sobre bons e maus e a chuva caia sobre justos e injustos" - Mateus 5.45. Quando, porém, se exerce em relação aos maus ou culpados perante a lei divina já deve ser chamada graça, porque, no ensino do apóstolo, "a benignidade de Deus para com os pecadores tem por fim levá-los ao arrependimento" - Romanos 2.4.

Neste terreno, ou na do perdão oferecido a todos os pecadores mediante a obre salvadora de Cristo, é que a bondade de Deus revela toda a sua glória e extensão sem limites. Afirmando que não quer a morte do ímpio mas que Ele se converta e se salve, mandou que o Evangelho fosse pregando em todo o mundo.

Objetivos da bondade infinita do Pai celeste, devemos tê-la sempre na mente para retribuir-lha com a nossa mais funda gratidão e o nosso mais reverente culto e consagração pessoal.

É indispensável também que, como filhos de Deus, pratiquemos essa virtude para com o próximo, segundo a lição do bom samaritano, não só para honrar o nosso fiel Criador e Salvador mas também para ajudá-lo a erguer a humanidade decaída.


Oração:
"Ó Deus de bondade infinita eu te rogo que me livres de um coração egoísta e insensível aos sofreimentos do próximo e que a minha vida possa refletir o teu coração como revelado no ensino e exemplo de Jesus. Pelo amor dEle. Amém."



Pastor: Alfredo Borges Teixeira
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.

Nenhum comentário: