Lições da Vida [21]

Uma família em comunhão com Deus
A família de Cornélio
Atos 11






Piedade, temor a Deus e vida devocional eram atitudes levadas a sério por Cornélio e sua família. Vivemos uma época em que tais práticas se tornam escassas na família. O individualismo presente hoje tem desestimulado a piedade. Cada um está preocupado apenas consigo próprio. O temor do Senhor nem sempre é cultivado por todos. Poucas famílias conseguem cultivar vida devocional. Isto se deve me parte à correria dos dias atuais e às agendas apertadas, mas, também, à simples falta de interesse.

A família moderna precisa redescobrir esses valores fundamentais da fé cristã. Atravessamos dias maus, por isso, nossas famílias não podem desprezar a comunhão com Deus. Filhos que não aprendem dentro de casa a piedade, o temor de Deus e a devoção, com certeza, terão problemas no futuro.

Encontramos a solene recomendação para que os pais sejam responsáveis na intransferível tarefa de infundir na mente e no coração dos filhos os mandamentos do Senhor:

Ouça e obedeça, ó Israel!
Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso
numa terra onde manam leite e mel,
como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados.
Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração,
de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno esteja, em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos.
Converse sobre elas quando estiver sentado em casa,
quando estiver andando pelo caminho,
quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
Deuteronômio 6.3-9

Quando esta responsabilidade é negligenciada a família  tende a se afastar de Deus. Portanto, é fundamental hoje que as famílias valorizem a comunhão com Deus, através de uma vida piedade, temor e devoção, vivenciada e ensinada aos filhos.

A reverência a Deus, a leitura da Bíblia, a oração, o amor ao próximo, são práticas que precisam estar sempre presentes na vida da família cristã.


Pastor Eneziel Peixoto de Andrade.

Nenhum comentário: