Lições da Vida [9]

A Alegria que Brota em meio à Angústia
Elcana e Ana
1Samuel 1.




Real Entrega da Angústia ao Senhor


Um outro fator que contribuiu decisivamente para que o casal Ana e Elcana obtivesse o alívio e a alegria naquele momento tão importante, foi a real entrega do problema ao Senhor. O texto mostra que a oração de Ana foi autêntica, repleta de fortes e salutares emoções. O versículo 10 informa que ela "chorou abundantemente". Nos versículos 12 a 16, ela demonstra uma íntima e profunda comunhão com Deus, a ponto de ser considerada uma pessoa embriagada. Mas ela disse: "venho derramando a minha alma perante o Senhor" [vs.15]. O exemplo de Ana é de uma real e profunda entrega do seu problema ao Senhor.
É desta maneira que se alcança uma resposta de Deus, especialmente em meio às situações complexas da vida. O Senhor deseja ver em cada um, maior sinceridade naquilo que se está pedindo.

Tiago afirma que muitos pedem a Deus, mas não recebem porque pedem mail [Tiago 4.34]. Mas, é ainda Tiago quem sugere uma aproximação verdadeira do Senhor, na certeza de se alcançar resultados positivos: "Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros... [Tiago 4.8]. Foi justamente isso que o casal Ana e Elcana fizeram.

O apóstolo Pedro recomenda lançar toda a ansiedade sobre o Senhor, na certeza de que ele oferece alívio necessário [1Pedro 5.7]. Vale a pena citar as palavras de Kenneth Hasseier: "A ansiedade significa que temos posto a nossa confiança em mãos erradas".

Vale a pena registrar, aqui, o que Paulo disse aos Filipenses sobre a ansiedade:

Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém,
sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições,
pela oração e pela súplica, com ações de graça.
E a paz de Deus, que excede todo entendimento,
guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
Filipenses 4.6-7.

A busca por Deus nos momentos de ansiedade e angústia tem sido grande nos dias atuais. Muitos têm procurado os profissionais que tratam dessas questões aflitivas, a ponto do Dr. Smily Blanon declarar: "a ansiedade é o grande flagelo dos tempos modernos: é um insidioso adversário, aniquilador da personalidade humana". Alguns alcançam resultados positivos em seus tratamentos, sendo que outros, não. Mas, somente no Senhor há livramento total.


Pastor Anderson Sathler.

Nenhum comentário: