Lições da Vida [10]

A Alegria que Brota em meio à Angústia
Elcana e Ana
1Samuel




O Cumprimento Fiel dos Votos
Assumidos Perante o Senhor


Outro fator decisivo para que a alegria brotasse em meio à angústia, foi justamente a disposição do casal em cumprir o voto feito. Ana disse que, se o Senhor lhe atendesse a oração, dando-lhe um filho, ela o daria ao Senhor por todos os dias da sua vida e sobre a sua cabeça não passaria navalha, ou seja, a criança seria nazireu (separado e consagrado ao Senhor), como Sansão e outros (vers. 11; Números 6.2). Foi justamente isso que aconteceu, pois a família de Elcana e Ana subiu para oferecer sacrifícios ao Senhor e para cumprir o seu voto (vers. 21 e 28).
Realmente, o Senhor abençoa aqueles que são sinceros no cumprimento dos votos assumidos. quando se lê o versículo 21 do capítulo 2, verifica-se que a bênção decorrente do voto cumprido foi algo extraordinário, ou seja, Ana teve três filhos e duas filhas.

Fazer voto a Deus é algo da mais alta importância e seriedade. Isso acontece com freqüência, nos compromissos assumidos por ocasião do casamento, do batismo, de tomar pública a fé, das ordenações para o ministério, para o presbiterato, para o diaconato,...

Nos momentos de angústia, muitas pessoas fazem votos ao Senhor, dizendo a ele que, se alcançarem a bênção, farão isso ou aquilo. Mas, nem todos acabam cumprindo esses votos e, por isso, os problemas não param de aumentar em sua vida. Deus não se agrada quando os votos são feitos e não são cumpridos. O povo de Israel, que marchava para a Terra Prometida, recebeu instrução quanto ao cumprimento de votos (Deuteronômio 23.21-22).

O salmista revelou a sua disposição em cumprir os votos assumidos perante o Senhor (Salmo 22.25; 56.12; 116.14).

O sábio Salomão declarou: Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes (Eclesiastes 5.4).

Portanto, é fundamental que exista uma disposição interior em cumprir os votos assumidos na carreira cristã, na certeza de que isso proporciona tranquilidade e muitas outras bênçãos da parte do Senhor.



Pastor: Anderson Sathler.

Nenhum comentário: