Lições da Vida [8]

A Alegria que Brota em meio à Angústia
Elcana e Ana
1Samuel 1




Disposição para estar na casa do Senhor


Amargurada e com uma ansiedade profunda, Ana refugia-se no templo e busca alívio no Senhor [7-10]. Percebe-se, neste episódio, que o consolo de seu marido Elcana, que se julgava melhor de que dez filhos, não era suficiente para lhe trazer a paz que tanto almejava. Mas, essa atitude de seu esposo era positiva de oferecer apoio e consolo à esposa, o que  precisa acontecer nos relacionamentos conjugais hoje. Ela queria ser mãe e, por isso, estava angustiada. O texto mostra, ainda, que sua rival Penina a provocava excessivamente [6]. Mas, foi no templo, junto a Deus, perante o sacerdote Eli, que ela conseguiu o alívio, sendo que, naquele lugar, a alegria brotou em meio ao desespero.

Elcana e sua família subiam anualmente a Silo para adorar a Deus e participar da festa que incluía atos religiosos e sociais - além das orações, eles comiam juntos. O templo era ponto de encontro principal do povo de Deus. Ali eram feitos os sacrifícios, os louvores e as orações.

Sabe-se, no entanto, que não é o templo em si, como lugar físico, que retira a angústia do coração. Mas, quando há sinceridade na busca de Deus, percebe-se com maior nitidez, a presença restauradora do Senhor.  No Antigo Testamento, o templo era considerado o lugar principal da habitação de Deus, pois nele estava a "arca da aliança", simbolo maior dessa presença [Êxodo 25.10-16].

Portanto, ir ao templo, significa estar mais perto de Deus. Davi amava tanto o santuário de Deus, que orou pedindo a bênção de morar nele [Salmo 27.4]. Nesta linha de pensamento, ele disse: "Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" [Salmo 122.1]. Os cristãos do primeiro século, em Jerusalém, "diariamente perseveravam unânimes no templo" [Atos 2.46].

É grande o número de pessoas distante da casa de Deus. Também é grande o número de pessoas angustiadas e ansiosas. É hora de se voltar a Deus, buscar a sua casa, na certeza de que nele se encontra o alívio nas horas das angústias, pois o Deus do templo garante dias melhores para aqueles que o buscam sinceramente. o salmista diz ainda: "Eu amo, Senhor, a habitação de tua casa, e o lugar onde a tua glória assiste" [Salmo 26.8]


Pastor Anderson Sathler .

Nenhum comentário: