A Terceira Tentação



Tudo isto te darei se prostado me adorares.
Mateus 4.9.



Na terceira e última tentação a Jesus o diabo mudou de método. Em vez de procurar enganá-lo, induzindo-o a fazer atos que, sendo para ele de grande vantagem e apoiados na Palavra de Deus, eram golpes mortais na obra messiânica, propõe-se, agora, abertamente, a negociar uma colaboração.

Mostrou a Jesus, mentalmente, todos os reinos do mundo e a glória deles, e disse-lhe: Tudo isto te darei, se prostrado me adorares. Como o mundo está posto no maligno, ou dominado pelos princípios do mal, o diabo se apresenta como seu dono e o oferece a Cristo em troca de um ato de culto.

A base desta tentação estava no fato de que Israel não esperava o Reino de Deus em sentido espiritual, mas na forma de uma organização visível, como no templo de Davi, levada a termo pela espada triunfante do Messias que imporia aos outros povos a religião e domínio de Israel - que era o que entendiam como Reino de Deus.

Jesus, porém, tinha em vista fundar, não um reino temporal, baseado na força, mas um reino espiritual, estabelecido sobre os princípios da justiça e do amor entre os homens e da fé em Deus e obediência à sua lei. Pregar o evangelho desse reino e sacrificar-se pela sua vitória era o plano do Pai que vinha executar.

Sem em  vez de seguir este caminho Jesus resolvesse, segundo as esperanças dos judeus, seguir os do diabo, ou lançar mão da violência e das artimanhas da política, teria logo a nação ao seu lado para lutar pela própria liberdade e, em seguida, sob a sua liderança, impôr ao mundo o reinodo bem que veio fundar.

Pelo seu método, Jesus tinha que passar pela cruz e lutar sempre contra os princípios do mal que o diabo maneja; aceitando, porém, a proposta do adversário, ficaria livre da cruz e de lutas desnecessárias através dos séculos. Era vencer com muito mais facilidade. Apenas um ato de culto aos princípios do mal e tudo estava conseguido. O fim justifica os meios...

A tão atrevida proposta Jesus respondeu: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Não só serecusou a trocar os métodos de Deus pelos do diabo mas impôs, indignado, ao tentador que se afastasse da sua presença.


Oração
Ó bendito Salvador Jesus, dá-me a graça de nunca agir na vida sob os princípios do mal no interesse do bem; ensina-me a aceitar a cruz e sair, diariamente, em teu seguimento. Amém.



Pastor Alfredo Borges Teixeira.
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.

Nenhum comentário: