Bem-Aventurança [2]



Bem-aventurados os que choram
porque serão consolados.
Mateus 5.4



Os judeus contavam que o reino do Messias lhes traria grande e perpétua felicidade. As lágrimas do cativeiro, da pobreza e da fome seriam substituídas por banquetes, festas e a alegria de se tornarem soberanos do mundo.

Em oposição a essas falsas esperanças temporais Jesus declarou que a bem-aventurança do Reino dos Céus era destinada não só aos pobres, mas também declara aos que choram.

As lágrimas, porém, que ele declara bem-aventuradas não são as causadas por perdar e bens materiais, como as do judeus que choravam o seu cativeiro político e os males dele decorrentes; lágrimas derramadas assim, por ódio, revolta e desespero, não podem trazer consolação.

As que Jesus tem em vista, e que caracterizam os súditos do seu Reino, são provenientes do arrependimento dos pecados. Estes, em última análise, são a causa verdadeira de todos os sofrimentos humanos. Enquanto o pecador permanece impenitente e sem perdão não pode ser feliz. As lágrimas, porém, derramadas pelas ofensas feitas a Deus, alcançam o seu perdão e a consequente inefável consolação do seu Espírito Santo. Os que choram por esse motivo são bem-aventurados.

Também o são os que choram pelos pecados dos outros homens ou lamentam os males da Igreja, como chorou Neemias sobre as ruínas de Jerusalém e Jesus sobre a impenitência da mesma cidade. Lágrimas como estas, de profunda simpatia com a causa sofredora do Reino ou motivada pela distância em que os pecadores estão de Deus, são lágrimas santas que serão consoladas.

E até as lágrimas vertidas por perdar temporais, como a fortuna, saúde ou morte de pessoas amadas, podem também ser felizes: quando são vertidas sem murmuração contra a vontade de Deus, ou quando dão lugar a reflexões ponderadas sobre a vaidade desta vida, as quais encaminham o sofredor ao verdadeiro arrependimento.


Oração
Ó Deus, eu te rogo que os sofrimentos da vida não me dêem lágrimas de desespero, mas humildes e confiantes em tua misericórdia; peço-te a bem-aventurança de chorar pelos meus pecados, pelos pecadores impenitentes e pelos sofrimentos da tua Igreja; imploro-te, enfim, as lágrimas que alcançam as as consolações do teu Espírito Santo. Por amor de Jesus. Amém.



Pastor Alfredo Borges Teixeira
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.

Nenhum comentário: