Lições da Vida [16]

A responsabilidade dos pais é intransferível
A Família de Davi
2Samuel 13




Tão grave quanto a omissão, é a prática de transferir responsabilidades. Infelizmente, muitos pais adotam essa reprovável prática. Davi transferiu responsabilidades que eram suas como pai. Primeiro, ele transferiu a responsabilidade de pacificar Absalão para o tempo. Há algumas situações em que não adianta deixar o tempo passar para resolver. Depois de dois anos (2Sm 13.23), Absalão planejou um banquete, por ocasião da tosquia das ovelhas. Absalão convidou o rei e seus irmãos. Davi não foi, mas, talvez pensando que o tempo resolveria a questão, permitiu que Aminom fosse. Absalão executou seu irmão (2Sm 13.23-36). Não adianta transferir nossas responsabilidades, como pais, para o tempo.

A segunda transferência de responsabilidade de Davi foi para seu sogro. Absalão ficou três anos com seu avô (2Sm 13.37-39), e Davi não o procurou. A situação não se resolveu. Muitos pais transferem a responsabilidade de educação e de confrontação com os filhos, para os avós. Não é o melhor caminho. Quando retornou, Absalão permaneceu em Jerusalém dois anos, e o pai não o procurou. Foi ele quem tomou a iniciativa de procurar o pai (2Sm 14.28-33).

A terceira transferência de responsabilidade de Davi, foi para seu assessor Joabe. Davi é que deveria ter ido atrás de seu filho, mas foi Joabe quem o fez. Atenção, pais! Para quem estamos transferindo nossas responsabilidades? É para a igreja? É para a escola? É para os avós? É para os vizinhos? É para os amigos? É para a TV?  [É para a Internet?] É para algum traficante? Para quem você está transferindo suas responsabilidades?

É preciso assumir a responsabilidade de pais, pois esta é uma função intransferível.


Pastor Ailton Gonçalves Dias Filho.

Nenhum comentário: