Lições da Vida [15]

O perigo da omissão
A Família de Davi
2Samuel 13




Embora tenha sido um bom rei para Israel, um homem de oração, que compôs vários salmos, mesmo tendo conquistado a simpatia de todo o povo de Israel. Davi, na função de pai, foi completamente omisso. E foi a sua omissão que deu origem as tragédias que se abateram sobre sua família, Vejamos:



Davi foi omisso no episódio que envolveu Amnom (seu filho primogênito) e Tamar (sua outra filha). Amnom violentou e humilhou sua meia irmã Tamar. A penalidade para tal pecado era a morte (conforme Levítico 18.9, 11, 29). Davi não fez nada. A omissão de Davi deu lugar a uma ação trágica da parte de Absalão, que planejou e assassinou seu irmão, agindo por vingança (conforme 2Samuel 13.23-36).

Na família, a omissão tem um preço muito alto. Quantos filhos se envolvem com drogas por causa da omissão dos pais! Quando existe um problema no dia-a-dia da família, ele precisa ser confrontado e resolvido. A pior saída é a omissão. Davi foi omisso com Amnom e omisso com Absalão. A omissão gerou um estupro, uma morte e um ambiente de ódio familiar.

No relacionamento com os filhos é preciso agir e interagir. A ação, por mais dura e amarga que possa parecer, é melhor do que a omissão.

No dia a dia corrido da família, com a escassez de tempo dos pais, é preciso tomar cuidado para não nos tornarmos pais omissos. A omissão pode ser a porta de entrada para as piores desgraças na vida familiar. Tomemos cuidado! A omissão é um pecado grave que deve ser evitado. "Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz" (Tiago 4.17).


Pastor Ailton Gonçalves Dias Filho.




Nenhum comentário: