A Luz do Mundo




Vós sois a luz do mundo.
Mateus 5.14.


A luz é a segunda expressiva metáfora com que Jesus, no sermão do monte, ilustrou a influência e importância do caráter cristão no mundo.

Diferente do sal, cuja ação é invisível e íntima, a da luz é visível e pública. quer isto significar, naturalmente que o cristão deve ser uma bênção não só na vida particular dos indivíduos e no segredo dos lares, mas também na vida pública da Igreja e do país.



Luz quer dizer esclarecimento, orientação, tanto no domínio religioso como em todos os outros problemas humanos. Para isso o cristão precisa erguer-se nos horizontes da Igreja e da pátria.

A luz é também saneadora, possuindo conhecido e alto valor profilático e terapêutico em certos casos, do mesmo modo que o sal tem a propriedade de impedir a putrefação da carne. Assim a vida cristã, além de orientação a respeito dos altos destinos do homem, deve lhe ser um auxílio na luta que ele tem de manter contra o mal para alcança-los.

Cristo disse noutra ocasião: "Eu sou a luz do mundo" (João 8.12); e aqui afirma a mesma coisa a respeito dos seus discípulos: Quer isto dizer que a luz dos cristãos, sendo derivada da de Cristo, é uma e a mesma, e eles têm a honra insigne de serem órgão [corpo] do Salvador para executar a Sua obra.

Como na figura do sal, também neste Cristo adverte do perigo de inutilizar o crente a sua luz se, em vez de pôr a lâmpada em lugar visível, quiser escondê-la debaixo de algum móvel. Quem isso fizer, por medo das perseguições e zombarias dos filhos de Beliel, prejudicará a causa do Reino, e a si mesmo, ainda mais, porque a sua lâmpada se apagará como as das virgens imprudentes.

E a fidelidade ou covardia de quem quer que seja ficará patente, visto que é impossível esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nada fica oculto do que se passa na terra. Por isso, e para evitar um futuro julgamento desfavorável, Jesus exorta: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".


Oração:
Ó Jesus, divino sol da salvação, graças te dou pelos raios de vida eterna que fizeste penetrar nas trevas de minha alma. Rogo-te possa eu reproduzí-las, fielmente, neste mundo, para salvação de pecadores e glória tua. Amém.


Pastor Alfredo Borges Teixeira.
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.

Nenhum comentário: