O Espírito Santo



Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito;
porque o Espírito a todas as cousas perscruta,
até mesmo as profundezas de Deus.
1Corintios 2.10.


Toda a ação imediata de Deus sobre o homem é atribuída, nas Escrituras, à terceira pessoa da Trindade. A convicção de pecado, que é o primeiro movimento da alma, necessário para a salvação, é obra dele, conforme declara o próprio Senhor Jesus: "Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo"  (João 16.8).

A regeneração ou novo nascimento, que é a implantação da vida eterna na alma, também tem o mesmo autor: "aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3.5-6).

A santificação igualmente, que deve levar à estatura de varão perfeito o homem novo, gerado pela fé em Cristo, só pode o crente realizá-la pelo auxílio todo-poderoso do Paráclito. Por isso é Ele chamado "Espírito de vida", visto que toda a vida, física, moral e espiritual tem nele tanto a sua origem como o seu desenvolvimento - Romanos 8.2. Sem a ação do Espírito, revelando aos corações a graça de Deus, na obra objetiva de Jesus, esta ficaria fora de nós e inútil. Unindo-nos porém a Cristo pela fé, ele nos habilita a ver o amor de Deus e a corresponder a esse amor com devotamento cada vez maior.


Oração:
Ó Espírito Santo que és a pessoa divina que se põe em contato direto com a alma, para, como fogo, purificá-la do pecado, e, como água, matar-lhe a sede de Deus e confortá-la, eu te rogo, em nome de Jesus, que faças de mim um templo para tua habitação e culto permanente. Amém.


Pastor Alfreto Borges Teixeira.
Livro: Meditações Cristãs, 2ª edição, 1967.

Nenhum comentário: