EM NOITES ESCURAS DA ALMA...
Ainda que eu ande... não temerei mal nenhum,
pois tu estás comigo... – Salmo 23.4.

Tudo estava indo muito bem para Abrão (Gn 14.19) pois fora abençoado por Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.18). Mas a promessa não se cumpria, de ser bênção para as famílias da terra (Gn 12.3). Assim como foi com este herói e pai da fé, pode ser que conosco aconteça a mesma coisa, onde tudo esteja indo de vento em poupa, e surgem as provações que fazem parte da vida de todo o verdadeiro cristão, pois tem a finalidade de nos tornar pessoas perseverantes, perfeitas e íntegras, em nada deficientes (Tg 1.2-4).

Deus ensinou a Abrão preciosas lições à sua vida quando encontrava-se desanimado. Assim, em noites escuras da alma...
...Deus nos fala (Gn 15.1-4) – Ele conhece nossa situação, nossa história de dor e sofrimento, por isso nos fala pessoalmente em períodos de trevas, animando-nos a não olharmos as circunstâncias, mas perceber que o Deus Emanuel é o nosso escudo e socorro bem presente nas tribulações (Sl 46.1).
...Deus nos conduz (Gn 15.5-6) – Deus também nos conduz a olharmos a situação sob outra perspectiva, a olharmos para cima, para uma realidade e dimensão mais sublime e graciosa vindas do céu. Ele nos conduz para crermos nele, para que nossa fé seja fortalecida.
...Deus nos lembra (Gn 15.7) – O Deus da Glória, o Rei de Vitória, e o Senhor da História faz-nos lembrar da Sua ação a nosso favor, dos Seus grandes e graciosos feitos no passado, cujo futuro mostrará outras maravilhosa promessas a serem derramadas sobre nós.
Amados e amadas do Senhor, em momentos escuros lembremos que Jesus é o sol e Estrela da manhã que traz a luz divinal, cuja noite não prevalecerá.
Gilberto Bueno de Castro Filho.
Seu pastor.

Nenhum comentário: