Muitas pessoas conhecem a estória da Mitologia Grega a respeito de Ulisses,
que enfrentou e resistiu ao canto das sereias.
Conta a lenda que quando viajantes dos mares passavam em determinado lugar
ouviam o canto irresistível das sereias, deixavam as suas embarcações e
se jogavam nos braços das cantoras do mar para não mais voltar.
Mas Ulisses foi ousado, pois betumou os ouvidos dos remadores
e amarrou-se no centro da embarcação e determinou que a tripulação remasse sempre,
não se importando com as suas reações.
E assim aconteceu, Ulisses foi o único que enfrentou as sereias
sem ceder à música encantada, mas fatal.
O relato da tentação de Jesus é narrado pelos Evangelhos Sinóticos,
sendo que a abordagem de Marcos é bem resumida, enquanto Mateus e Lucas
descrevem com detalhes e identificações.
O texto descreve um encontro, ou melhor, um confronto entre Jesus e Satanás.
Jesus venceu o Diabo em suas três investidas, que Bonhoeffer denomina de
"Tentação da Carne", "Tentação Espiritual", "Tentação Total".
Como Jesus obteve vitória neste confronto?
Que sentido tem a Sua vitória?
Após 40 dias de jejum, Jesus teve fome.
Então, aproxima-se o tentador com a oferta de atendimento a uma necessidade orgânica e humana.
O seu propósito é trazer um conflito da divindade contra a humanidade; ou do espírito contra a carne.
A primeira investida do Diabo é para testar a divindade de Jesus.
Para isto ele apela para a carne. Ensina Jesus que se vence a carne com a Palavra de Deus.
"Nem só de pão..." - uma alusão ao maná (pão do céu), que alimentou o povo por 40 anos no deserto.
Diz a Bíblia que há uma luta entre a carne e o espírito (Gálatas 5.17).
Como fez Jesus, é preciso buscar a palavra que sai da boca de Deus (1Coríntios 15.20).
Tudo será transformado.
Na primeira vitória Jesus usou a Palavra de Deus.
Satanás agora usa a mesma arma de Jesus. Agora,
ele questiona a divindade de Jesus com um sinal visível.
Na paste mais alta do templo de Jerusalém,
Satanás evoca a promessa bíblica da proteção e segurança (Salmo 91.11-12).
A proposta do Diabo é que em um lugar público,
Jesus se atiraria para ser milagrosamente salvo pelos anjos e,
ao ser visto, seria aclamado como o Messias.
Ele queria uma exibição pública de Jesus; uma auto-propaganda.
Novamente, com a Palavra Jesus mostra que a abusiva confiança em Deus significa tentá-lo,
como condena a Escritura (Êxodo 17.1-7; Deuteronômio 6.16).
Satanás que que Jesus desconfie do cumprimento da promessa por parte do Senhor.
Exigir um sinal para ver se há o cumprimento de uma promessa é tentar ao Senhor.
Não é preciso fazer um "Teste São Tomé" para se perceber a atenção e atuação do Senhor.
E afinal, Jesus é o Grande Sinal Visível que dispensa os demais (Isaías 7.10-14; Hebreus 1.2).
A vida pela fé implica em crer para ver e não ver para crer.
Finalmente, o Diabo usa os seus próprios recursos.
Ele oferece a Jesus o domínio e o controle de todas as coisas em troca de sua adoração.
Esta arma passada está presente no cotidiano da vida. No intuito de ser adorado,
o Diabo oferece honrarias e distinções ao homens.
Muitos têm caído porque aceitam as propostas do Diabo (1Coríntios 10.20-21).
Cuidado com as artimanhas do Diabo.
Pastor Wilson Emerick de Souza.
Revista Didaquê, volume XI. Encontros com Jesus.
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